3 de abr. de 2011

Inativos no Twitter

Dos 175 milhões de cadastrados, menos de 1/3 aparenta estar ativo no Twitter:
O microblog, que diz ter 175 milhões de contas registradas, na verdade tem bem menos usuários ativos na rede do que se imagina:

Você sabe quantas pessoas usam o Twitter? De acordo com a página “About” do microblog, a rede social de pequenas mensagens tem 175 milhões de usuários registrados. Isso significa que, desde o dia de seu lançamento, há cinco anos, este foi o número de contas criadas.

No entanto, não necessariamente alguém que fez uma conta no Twitter é um usuário ativo da ferramenta. Por isso mesmo, a informação dada pelo site talvez não corresponda à realidade.

O Twitter não compartilha esse número, mas o Business Insider conseguiu essa informação por meio de um desenvolvedor com acesso ilimitado à API do Twitter. Para descobrir o número exato de usuários ativos no microblog, ele pesquisou as estatísticas dos seguidores e seguidos para saber quantas pessoas estão seguindo ou sendo seguidas por um certo número de usuários.

Utilizando os dados, ele descobrou que existem 119 milhões de contas no Twitter que seguem uma ou mais pessoas e 85 milhões de perfis com um ou mais seguidores. Os números se tornam interessantes, porque mostram que o Twitter é ainda menor do que os tais 175 milhões de usuários com contas registradas. Porém, ainda não responde à pergunta inicial: Quantos perfis ativos existem no microblog?

Para descobrir isso, o site analisou quantos perfis uma pessoa ativa na rede normalmente segue. No Facebook, um porta-voz da empresa disse que eles acreditam que um usuário só se torna ativo quando faz, pelos menos, dez amigos. Então, partindo do pressuposto que o mesmo acontece no microblog, o site chegou ao seguintes números: 56 milhões de pessoas no Twitter seguem 8 ou mais contas, 38 milhões seguem mais de 16 perfis, 12 milhões de usuários acompanham mais de 64 pessoas e apenas 1,5 milhão de usuários seguem mais de 512 contas.

Ao comparar os números com outros sites como o Facebook, por exemplo, que tem cerca de 300 milhões de usuários ativos todos os dias, ou o Foursquare, com 7.5 milhões de pessoas registradas e, ainda, o Huffington Post, que atingiu 30 milhões de leitores por mês, o Twitter aparenta ser pequeno neste universo digital.

fonte: olhar digital

Acho que a maioria dos usuários tem a conta lá pra dizer que tem. Ou por achar que o Twitter é um "orkut" da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.