9 de jun. de 2011

Menos PCs em 2011

Tablets derrubam previsão das vendas de PCs em 2011, aponta Gartner:
Pesquisa indica que o mercado de computadores deve crescer 9,3% no ano, contra uma estimativa inicial de 10,5%.
Em economias desenvolvidas, a consultoria Gartner detectou que boa parte dos usuários tem optado por comprar tablets, no lugar de laptops. O que deve ter um impacto negativo no crescimento das vendas mundiais de computadores (desktops e notebooks) em 2011.

A exemplo da IDC, a Gartner acaba de divulgar uma redução nas previsões anuais para o mercado de PCs. As novas estimativas indicam que as vendas do setor devem crescer 9,3% em 2011, atingindo 385 milhões de unidades, contra uma expectativa inicial de 10,5%. Outro fator que deve contribuir para esse decréscimo são as incertezas econômicas em alguns países.

“As vendas de mini notebooks (ou netbooks) estão claramente caindo nos últimos trimestres e isso tem reduzido, de forma substancial, o crescimento das vendas unitárias de computadores móveis”, avalia Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner. Em resposta, ele cita que fabricantes tradicionais de netbooks, como Acer, tendem a sentir o impacto dessa tendência.

Por outro lado, Atwal considera que o aumento na comercialização de tablets, como o iPad, não significa que os usuários têm trocado os notebooks tradicionais por esse tipo de equipamento. “Nós acreditamos que a substituição dos computadores móveis por tablets será mínima”, pontua o diretor. Contudo, ele acredita que isso está fazendo com que os usuários posterguem a compra de um novo laptop.

fonte: olhar digital

É bom lembrar que no Brasil o mercado é diferente. Os tablets ainda representam uma fatia pequena no mercado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.