26 de ago de 2011

Maiores Marcas na Internet

Coca-Cola e Google são as marcas mais presentes na internet:
Conhecimento das ferramentas disponíveis e foco na interatividade são principais fatores de sucesso das empresas na rede mundial de computadores.

A Exame publicou na última segunda-feira (22 de agosto) uma pesquisa realizada pela E-Consulting que mostra o ranking das marcas com maior presença entre os brasileiros na internet. Entre as empresas que figuram no topo estão a Apple, Coca-Cola, Google, Fiat e Natura.

O Ranking de Presença Online, realizado em parceira com a TechLab, mapeou a atuação de 121 companhias em serviços como Google, Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIN, Reclame Aqui e YouTube. Outros nomes que se destacam na lista são Ford, Microsoft, IBM, Nokia, TV Record, Volkswagen, Tam, Toyota e Petrobras.

O ponto em comum entre as empresas é a interatividade com os clientes e o bom aproveitamento dos canais sociais para promover seus produtos. Segundo Daniel Domenegheti, coordenador do estudo, as empresas que lideram a lista possuem serviços considerados atrativos, incluindo nomes que já possuem uma comunidade acostumada a interagir entre si.

Foco na Interatividade

O estudo deu prioridade a interações entre usuários em redes abertas e não proprietárias. Os resultados destacam companhias que foram capazes de montar equipes e infraestruturas que atuam de forma competente na rede mundial de computadores, incluindo a escolha dos canais mais apropriados de comunicação.

Entre os pontos destacados pela empresa está a necessidade de as marcas definirem bem qual o público alvo que desejam alcançar. Além disso, é preciso estar ciente de que, estando presente na internet ou não, os consumidores vão falar sobre a marca, o que exige preparação para responder da maneira mais adequada possível.

Domenegheti afirma que “as companhias devem acessar os consumidores pelo melhor canal, com a melhor mensagem e no melhor momento”. Situação para a qual muitas companhias ainda parecem estar despreparadas, seja pela falta de recursos ou devido a funcionários sem o conhecimento necessário para lidar com respostas negativas a determinados produtos.

autor: Felipe Gugelmin

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