1 de set de 2011

4G Em Testes no Brasil

Claro se prepara para testar 4G ainda este ano:
Operadora já está instalando roteadores IP em sua rede de acesso 3G para iniciar o período de experiência.

A Claro anunciou nessa terça-feira (30/8) que fará testes em campo da tecnologia 4G, ou Long Term Evolution (LTE), ainda este ano. Segundo a empresa, os estudos devem acontecer antes do leilão de 2,5 GHz, cujas licenças serão usadas para o serviço no Brasil, previsto para acontecer em 2012.

Como parte dos preparativos para os testes, a empresa está instalando roteadores IP, da Alcatel-Lucent e Cisco, em sua rede de acesso 3G. Essa substituição começou em 2009 e, hoje, 73% das localidades 3G da operadora são dotadas de roteadores IP. A expectativa é alcançar 100% até o fim do ano. "Nos locais onde já migramos para roteadores IP, a média de tráfego de dados por usuário aumentou 40%", revela o diretor de plataformas e rede da Claro, Márcio Nunes.

Paralelo aos testes, a operadora também está trabalhando na atualização de sua rede de protocolo de telefonia móvel HSPA+, um passo anterior ao 4G e que pode ser feito sobre a infraestrutura 3G existente. A tecnologia HSPA+ permite alcançar velocidades de até 21 Mbps, enquanto que no LTE, essa velocidade subirá para algo próximo a 100 Mbps.

fonte: olhar digital

É bom ver isso na prática. A Claro já fez uma besteira monumental com o 3G. Vamos ver se acertam com o 4G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.