21 de set de 2011

Brasil e a Conexão Lenta

Brasil não vai bem em ranking de velocidade de download:
Estudo revela que nosso país é o 163º colocado em uma lista com 224 países. Coreia do Sul é destaque em todos os sentidos.

Um estudo divulgado hoje (21) pela Pando Networks (especializada na distribuição de jogos, vídeos e softwares em ambientes nas nuvens) revela que o Brasil não está bem colocado no ranking dos países com as melhores velocidades de download.

O estudo se baseou em 27 milhões de downloads feitos por 20 milhões de computadores em 224 países entre janeiro e junho de 2011. Enquanto que, pelo mundo, a velocidade média de download é de 4,6 Mbps, o Brasil registrou índice de 840 Kbps, número que coloca o Brasil na 163ª colocação no ranking, ou seja, na metade de baixo dos países abordados.

O líder absoluto nesse quesito é a Coreia do Sul, com estonteante velocidade de 17,6 Mbps, seguida por Romênia (15,2 Mbps) e Bulgária (12,8 Mbps).

O estudo também analisou cidades específicas, e, mais uma vez, o prognóstico não foi dos melhores para nós, brasileiros. Das 10 cidades com pior conexão, seis são brasileiras. Itapema (SC), Varginha (MG), Petrópolis (RJ), Rio Branco (AC), Feira de Santana (BA) e Catanduva (SP) registratam velocidade média de download em cerca de 500 Kbps. A Coreia do Sul novamente deu show: das dez cidades mais rápidas, oito são daquele país.

“As disparidades que encontramos foram surpreendentes. Enquanto, no geral, economias desenvolvidas superaram países em desenvolvimento em termos de velocidade média de download, nomes como Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Canadá não estiveram nem mesmo próximos do mais rápido. Pelo contrário, observamos altas velocidades em mercados como o Leste Europeu, onde o foco em desenvolvimento de infraestrutura e geografia favorável possibilitam um nível melhor de conectividade”, conclui Robert Levitan, Presidente da Pando Networks.

autor: Danilo Amoroso

Não é exatamente um fato novo. Mais de 95% dos brasileiros que usam a internet sentem o problema na pele. Ou na conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.