1 de set. de 2011

Apple Poluidora

Relatório acusa Apple de contribuir com poluição na China:
Documento informa que supostos fornecedores da fabricante têm descartado lixo tóxico no ambiente, o que aumenta os riscos à saúde.
Um grupo de ambientalistas chineses está acusando a Apple de ignorar o fato de que os fornecedores dela têm adota práticas que contribuem, ainda mais, para os problemas de poluição no país. Um relatório, de 46 páginas, aponta que empresas que supostamente fornecem itens para a fabricante do iPhone e do iPad têm descartado lixo tóxico no meio ambiente.

"O grande volume de descartes realizados pela cadeia de fornecedores da Apple aumenta fortemente os riscos à saúde e segurança pública", afirma o documento, divulgado no site do Institute of Public and Environmental Affairs (www.ipe.org.cn), de Pequim (China).

De acordo com notícia veiculada pela Reuters, o documento aponta que 27 supostos fornecedores da Apple têm poluído o país, por meio de atividades que vão desde a emissão de gases tóxicos até o descarte de resíduos. O estudo cita ainda que um vilarejo tem acompanhado um aumento substancial nos casos de câncer, por conta da ação dessas empresas.

Os ambientalistas afirmam, no relatório, que um grande número de fornecedores de TI tem sido acusado de contribuir com a poluição, mas a "Apple escolheu por não levar em conta essa informação e continua a usar essas companhias".

Esta não foi a primeira vez em que a Apple foi envolvida em acusações de contribuir com a poluição na China. Em janeiro, diversas entidades não-governamentais emitiram um documento apontando uma série de problemas gerados pelas fabricantes contratadas para produzir o iPhone e o iPad.

Em fevereiro, profissionais que trabalhavam em fábrica que produziam partes para o iPhone, foram contaminados por substâncias tóxicas.

"A Apple está comprometida em garantir os mais altos padrões de responsabilidade social entre nossa base de fornecedores", disse Carolyn Wu, porta-voz da fabricante, em entrevista à Reuters. "Nós exigimos que nossos fornecedores ofereçam condições seguras de trabalho, tratem os trabalhadores com dignidade e respeito e usem processos de fabricação que respeitem o meio ambiente", acrescentou.

fonte: olhar digital

Essa maçã é podre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.