22 de jul. de 2011

Falha Grosseira do Google

Erro do Google permitia a qualquer um retirar sites da busca da gigante:
Falha podia ser acessada via Webmaster Tools. O problema já foi corrigido.

Um erro na ferramenta para desenvolvedores do Google permitia a qualquer programador retirar qualquer site da lista de buscas da gigante. James Breckenridge, diretor de operações da UK Web Media, reportou o erro, que pode ser bastante problemático para a vítima: ser excluído da busca do Google é praticamente ser excluído da internet.

A exclusão das páginas era muito simples. O usuário precisava entrar com seu login no Google Webmaster Tools e acessar, em seu browser, o seguinte endereço:

https://www.google.com/webmasters/tools/removals-request?hl=en&siteUrl=http://{YOUR_URL}/&urlt={URL_TO_BLOCK}

Ao saber do erro, o Google tomou as devidas precauções. Após 7 horas, a URL de exclusão foi removida e a capacidade de deletar os sites da busca, também.

O recurso de remoção de URL mantém registros detalhados, e a empresa afirma que vai reprocessar tudo o que aconteceu durante o período para assegurar a validade das ações.

fonte: olhar digital

Minha nossa, que erro grosseiro! Coisa de amador. Lembro até que o Wordpress tinha uma falha parecida, há uns 3 anos, permitindo acesso indevido via browser. Melhor o Gooooloso cuidar de seus bugs e falhas toscas antes de só comprar concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.