10 de nov. de 2011

Nvidia Tegra 3

NVIDIA revela tudo sobre o processador Tegra 3 quad-core:
Novos chips prometem 5 vezes mais poder de processamento e muito mais economia de energia.

Parece que a era dos processadores ARM não vai acabar tão cedo. Depois da geração dos processadores portáteis dual-core conseguirem resultados impressionantes, a NVIDIA foi a público para dizer que ainda havia muito a ser feito. Agora, o chip Tegra 3 (também conhecido como Kal-El) foi finalmente revelado pela fabricante.

O Tegra 3 possui nada menos do que quatro núcleos Cortex A9 para processamento comum e mais 12 núcleos para processamento gráfico. Isso significa um aumento de 5 vezes no desempenho de tarefas e 3 vezes na qualidade de imagens, vídeos e jogos. Há ainda um outro núcleo mais modesto, responsável por manter o funcionamento dos aparelhos em momentos de stand by e modos que exijam pouco processamento.

Outra questão muito importante é o consumo de bateria. Mesmo oferecendo muito mais poder de processamento, o Tegra 3 demanda 61% a menos de energia do que o Tegra 2. Isso deve garantir até 12 horas de reprodução de vídeo (em 720p), dependendo do dispositivo que esteja sendo utilizado.

Segundo a NVIDIA, o novo processador pode reproduzir vídeos em Full HD (1080p) em taxas de até 40 Mbps. Junto com o anúncio do Tegra 3, a NVIDIA já informou qual será o primeiro tablet a abrigar o componente em seu hardware: a nova geração do ASUS Eee Pad Transformer Prime.

Processador digno de um gamer exigente

Várias produtoras de jogos já mostraram alguns sinais de que o Tegra 3 tem tudo para ser o processador dos gamers. Títulos consagrados vão ganhar versões especiais para os portáteis, todas contando com um toque especial da tecnologia NVIDIA PhysX. Confira dois vídeos que mostram os avanços gráficos da nova geração de processadores.

NVIDIA Tegra 3 Kal-El
* Clock do núcleo de baixo consumo: 500 MHz;
* Clock dos núcleos principais: 1,4 GHz;
* Clock dos núcleos principais em modo dual-core ou quad-core: 1,3 GHz;
* Largura de banda de memória: até 3 vezes maior do que a geração anterior;
* Áudio: HD Audio 7.1;
* Vídeo: qualidade Blu-ray (1080p);
* Armazenamento: de 2 a 6 vezes mais rápido;
* Bateria: até 12 horas de reprodução de vídeo.

Confira um vídeo comparativo:


autor: Renan Hamann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.