25 de nov. de 2011

Smartphones Mais Vulneráveis

Bit9 divulga os 13 smartphones mais vulneráveis de 2011:
Dispositivos com sistema operacional Android dominam a lista. Popularidade e falta de atualizações são principais responsáveis pelo interesse dos hackers.

A empresa especializa em segurança da internet Bit9 divulgou esta sexta-feira (25 de novembro) sua lista anual dos smartphones mais vulneráveis do mercado. Mais do que focar em aplicativos específicos, a empresa levou em consideração tanto a popularidade do aparelho quanto a versão do sistema operacional de cada um.

Confira abaixo a lista formulada pela empresa:

* 13 – iPhone 4 (e modelos anteriores);
* 12 – HTC Evo 4G;
* 11 – Motorola Droid 2;
* 10 – LG Optimus One;
* 9 – Motorola Droid X;
* 8 – Samsung Galaxy S;
* 7 – LG Optimus S;
* 6 – Samsung Epic 4G;
* 5 – HTC Wildfire;
* 4 – Sanyo Zio;
* 3 – Sony Ericsson Xperia X10;
* 2 – HTC Desire;
* 1 – Samsung Galaxy Mini

Android sob ameaça

O Android se destacou por ser o sistema operacional preferencial mais suscetível a ataques. Segundo a empresa, isso se deve ao fato de “56% dos telefones Android disponíveis atualmente possuem softwares desatualizados e inseguros”. Os principais culpados seriam os fabricantes, que demoram a enviar atualizações e muitas vezes preferem lançar um smartphone do que dar suporte àqueles já disponíveis no mercado.

O fato se torna muito preocupante quando se leva em conta que o sistema operacional possui a liderança no segmento de smartphones. Segundo a Google, mais de 200 milhões de dispositivos Android já foram ativados em todo o mundo. A grande diversidade de versões e a popularidade do produto são os principais responsáveis pelo interesse dos hackers em explorar suas brechas de segurança.

autor: Felipe Gugelmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.