5 de mai. de 2011

Banda Larga Avança no Brasil

Banda larga no país cresce 50% em relação a 2010:

A internet de banda larga no Brasil teve um crescimento de 51,5 em relação ao mês de março deste ano e de 2010, aponta levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) divulgado nesta quarta-feira (4) em São Paulo.

O quinto estudo do índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD) mostra que o país conta atualmente com 38,4 milhões de conexões de banda larga, ao passo que um quinto delas com velocidade igual ou superior a 2 Mbps, o que ainda é baixo comparado com outros países emergentes como a Rússia (18,2 Mbps). Contudo, o Brasil obteve um avanço de 15,4% sobre o levantamento anterior, feito em 2008.

Os números mostram ainda como a desigualdade da sociedade brasileira se reflete no que diz respeito ao acesso à tecnologia. Enquanto o acesso à internet e computadores alcançou, respectivamente, 45% e 53% da população, a penetração de internet de alta qualidade é de apenas 6,3 %, nível inferior a Argentina, Chile e Uruguai. Isso se explica pelo valor do serviço: o custo médio de pacotes de 1 Gbps no Brasil é de R$ 85 - aproximadamente um quinto de salário mínimo.

Segundo o IBCD, o cidadão brasileiro gasta em média, 2,6% do seu orçamento com Tecnologia da Informação e Comunicação. A Brasscom prevê crescimento da demanda por banda larga em até 35 vezes até 2019, fazendo com que o país chegue a 5° ou até 4° lugar no mercado de TI no mundo.

fonte: click21

É um fato bem conhecido, o serviço é ruim e caro. Especialmente se comparado com países vizinhos ou do mesmo nível. Se comparado com países mais ricos a disparidade é gigantesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.