10 de jan. de 2011

Banda Larga Oficial

Governo pretende pagar para utilizar redes já existentes para banda larga nacional.
Para o projeto, o governo pretende pagar a empresas para distribuir banda larga pelo uso de cabeamentos existentes.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou na última sexta feira (07/01) que o governo pretende remunerar empresas (privadas, estatais e governamentais) para a utilização de redes de fibra ótica para serem empregadas no Plano Nacional de Banda Larga. A estatal responsável por prover o serviço será a Telebrás e a mensalidade prevista é de R$ 30,00.

Por ora, essa ideia ainda está no âmbito do planejamento e, segundo Paulo Bernardo, a prioridade é que a Telebrás controle as redes de fibra ótica e tenha condições de empregá-las para a modalidade de banda larga.

Há a estimativa de que atualmente existam 30 mil quilômetros de cabeamento com fibra ótica no país que pode ser aproveitado para o projeto. Paulo Bernardo também afirmou que são esperadas parcerias com empresas como a Petrobrás e Eletrobrás, algumas das que possuem os maiores cabeamentos no Brasil.

O ministro afirmou que também serão negociadas parcerias com as empresas privadas com a meta de oferecer a internet no mercado. As negociações estão previstas para acontecerem até o mês de abril e Paulo Bernardo afirma que as empresas devem pensar no lucro oferecido pelo serviço em larga escala.

autoria: Ana Paula Sedrez de Souza Pereira

Meio atrasado. Talvez fosse mais fácil forçar as empresas a utilizar sua própria rede de fibra pra oferecer um serviço melhor e barato. Esperar isso do governo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.