28 de jan. de 2011

A Tinta Elétrica

Tinta especial faz de uma parede inteira um interruptor elétrico:
Acenda todas as luzes de um cômodo com apenas um toque na parede.
Foi divulgada nesta semana no site da Agência Para a Promoção da Criação Industrial (APCI) uma nova invenção que promete trazer mais praticidade para o dia-a-dia. Criada pela empresa francesa Quarks, a tecnologia transforma uma parede inteira em um interruptor elétrico a partir de um toque.

O funcionamento se baseia em uma tinta especial desenvolvida pela empresa. A substância contém partículas que permitem a corrente elétrica, fazendo com que a eletricidade chegue até o objeto que se pretende ligar, como um abajur. Além disso, outros instrumentos elétricos como timmer (temporizador), dimmer (regulador de intensidade) e alarmes.

A região pintada não tem limite de tamanho, ou seja, você pode transformar uma parede, um corredor ou apenas uma área específica. Isto é possível desde que dentro da região com a tinta esteja localizado algum dispositivo elétrico, que servirá de fonte de energia para a corrente elétrica.

A tinta pode ser aplicada a qualquer tipo de superfície – como madeira, concreto, plástico – e pode ser feita da cor que o usuário quiser, inclusive podendo haver mistura de cores. O lançamento nos Estados Unidos está previsto para o próximo mês. Até o momento, não há previsão da chegada ao Brasil.

autor: Luana Taise de Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa tinta poderia ter outras utilidades. Poderia ser programada para dar um "chokito" básito nos maleducados que gostam de se encostar em paredes, emporcalhando tudo, né? Já pensou: as escolas, os hospitais e outros prédios páblicos agradeceriam.

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.