26 de out. de 2011

Nova Memória HMC

Conheça a HMC, a memória que promete desbancar a DDR3:
Parceria entre Micron e Samsung rende produto 15 vezes melhor que os modelos atuais.



O universo das memórias RAM pode ser profundamente modificado nos próximos anos. A culpada por tudo isso é a HMC (Hybrid Memory Cube), um tipo de tecnologia que permitiria a criação de peças até 15 vezes melhores que as DDR3, atualmente dominantes no mercado.

O projeto é uma parceria entre a Samsung e a Micron, que já havia demonstrado interesse na fabricação, mas só agora oficializou a ideia. A HMC apresentaria uma eficiência de 70% por bit em consumo de energia, além de utilizar 90% menos espaço físico do que as memórias atuais. Desse modo, uma unidade híbrida seria equivalente a dez unidades de DDR3.

A arquitetura utilizada combina a tecnologia de armazenamento DRAM com uma camada lógica, fazendo com que mais dados fiquem armazenados por mais tempo. As empresas buscam novas parcerias para desenvolver a HMC com especificações livres. Se tudo der certo, a produção desse novo tipo de memória pode ter início em 2015.

autor: Nilton Kleina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.