11 de fev. de 2011

Guerra de Gigantes

Nokia e Microsoft se unem contra Google e Apple:

A Nokia e a Microsoft anunciaram nesta sexta-feira (11) uma união estratégica, como tentativa de concorrer com o Google e a Apple no mercado de smartphones.

A Nokia usará o sistema operacional Windows Phone 7, da Microsoft. O presidente-executivo recém contratado pela empresa, Stephen Elop, trabalhava na Microsoft e uniu esforços para estabelecer parceria entre as empresas.


A mudança da plataforma dos celulares representa o ponto forte do executivo para restaurar o poder perdido pela Nokia. Os investidores, entretanto, não se animaram com as mudanças. O período de 2011 e 2012 seria uma época de reestruturação da empresa. Isso provocou uma queda de mais de 11% nas ações da Nokia.

A decisão de usar o Windows Phone 7 pode levar outros fabricantes a não usarem o sistema operacional. Enquanto empresas como a LG e a Samsung apostam no Android, a Microsoft conseguiu um contrato importante com a Nokia, maior fabricante de celulares do mundo.

A aliança entre as empresas também é uma tentativa de criar aplicativos e serviços para concorrer com as lojas de aplicativos online App Store, da Apple, e o Android Market, do Google.

A Nokia afirmou que vai usar o sistemas de buscas Bing. A Microsoft enfrenta uma grande concorrência da gigante Google no setor de pesquisas online e o acordo fortalece o seu posicionamento no mercado.

Elop disse que ,com a parceria, terá que cortar empregos ao redor do mundo e diminuir os gastos em pesquisa e desenvolvimento de plataformas. Segundo comunicado oficial da empresa nesta sexta-feira (11), a Nokia deixará o próprio sistema operacional, o Meego, em segundo plano.

De acordo com um jornal finlandês, mais de mil funcionários protestaram nas cidades de Tampere e Oulu contra a parceria das empresas. Os funcionários deixaram seus postos para protestar contra a queda do sistema operacional Symbian, da Nokia, para o uso do Windows Phone 7. Os funcionários pedem mudanças significativas na empresa.

fonte: click21.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.