2 de dez de 2010

Google Quer Evitar Sites Fraudulentos

Mecanismo de busca da Google pune sites mal-intencionados:
Novo algoritmo adicionado ao site de buscas detecta páginas que proporcionam negócios desvantajosos e diminui suas respectivas posições no ranking.
Um artigo do The New York Times resultou em reações por parte do time da Google. O mecanismo de buscas do site vai detectar as páginas mal-intencionadas e punir os autores com baixas posições no ranking de procura.

A notícia do jornal relata que ser mal-intencionado pode gerar lucros na internet, visto que o portal de buscas mais usado na web ajuda sites com propagandas enganosas a serem mais acessados.

Isso ocorre porque sites que praticam negócios desvantajosos acabam ganhando elevado número de críticas, o que significa muitos acessos. Com isso o mecanismo de busca verifica o grande volume de pessoas acessando e acaba entendendo que o site deve ter conteúdo interessante para outros internautas.

Para resolver a situação, a Google criou um algoritmo que serve, inicialmente, para resolver parte do problema. Apesar de não divulgar o método de atuação do novo sistema, a Google informou em seu blog oficial, que o site relatado na notícia do The New York Times junto com centenas de outros estão fora do topo do ranking.

A empresa das buscas relatou que não pode divulgar detalhes sobre o novo algoritmo justamente para que usuários de má índole não tentem ir contra o mecanismo. Além disso, o GoogleBlog informa que a equipe de programadores continuará melhorando este e outros algoritmos para que os internautas tenham melhores resultados nas buscas.

Falem mal, mas falem de mim...

A notícia do The New York Times reporta o caso de uma consumidora que fez negócios com um espertinho que aproveitou os dados e cobrou valores extras por um produto que nem mesmo foi entregue. O artigo é enorme e resultou em muitos comentários positivos para o jornal, por ter relatado com clareza as informações. Confira a ilustração do caso (somente em inglês), acima.

Na notícia, o “vendedor” que não vendia nada teve a audácia de dizer que “...quanto mais respostas negativas eu tiver, mais negócios, acessos e vendas eu consigo. Meu objetivo é publicidade negativa” (em tradução livre).

A Google, por outro lado, mostra que o ditado não funciona mais com a ajuda do mecanismo de buscas. O blog oficial ressalta: “Being bad to your customers is bad for business” (ser mau para seus consumidores é mau para os negócios). Vale lembrar que alguns casos podem conseguir escapar do novo mecanismo, segundo a afirmação do blog oficial da Google.

autor: Fabio Roberto Machado Jordão

Na verdade a lógica do Google é (ou era) puramente matemática. Quanto mais links ou citações melhor o site é rankeado. Pouco importava a qualidade ou o conteúdo. Espero que essa mudança no algoritmo possa resolver a falha e evitar a brecha pros sites mal-intencionados ou fraudulentos.

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