9 de dez. de 2010

VGA Será Extinto em Breve

Conexão VGA será abandonada antes de 2015:
Fabricantes líderes de mercado anunciam decisão que mudará o futuro da conexão de vídeo entre dispositivos.
Os padrões DisplayPort e HDMI serão adotados por padrão pelas principais companhias do ramo da informática. Em um anúncio recente, a AMD, a Lenovo, a Dell, a Intel Corporation, a LG Display e a Samsung Eletronics LCD Business relataram a decisão de abandonar a conexão VGA muito em breve.

Segundo o comunicado, a Intel e a AMD esperam que os dispositivos analógicos não durem até 2015. Isso porque o HDMI foi adotado facilmente pelas fabricantes de dispositivos eletrônicos e vem facilitando a conexão entre o computador e outros produtos. O DisplayPort também tem grandes expectativas, principalmente como novo padrão digital, pois facilita a conexão com monitores e projetores.

O anúncio das fabricantes teve um fundamento ainda maior: o desenvolvimento de notebooks mais finos. Além disso, as fabricantes relatam que o VGA não tem a mesma capacidade que o HDMI e o DisplayPort para cores e resoluções.

A Intel já anunciou que abandonará o VGA em 2015. Já a AMD tem planos mais ousados e afirma que vai parar com a produção de placas e chipsets que suportem o VGA ainda em 2013. Segundo o anúncio, o DVI-I deve ser abandonado em uma época próxima, pois existe o mesmo problema no tamanho do conector.

“Dispositivos e padrões de transmissão de imagem evoluem muito rápido e com novos recursos, como o suporte para múltiplos monitores, o 3D e resoluções ainda mais altas, não há como o VGA e o DVI acompanharem o ritmo”, afirmou Eric Demers, chefe de gabinete de tecnologia da AMD. “O DisplayPort 1.2 é o futuro da conexão com monitores, junto com o HDMI 1.4a para conectividade com televisores”, completa Demers.

As informações ainda revelam que muitos monitores, projetores e outros dispositivos devem manter o VGA vivo depois de 2015, porém as montadoras de PCs apoiam a ideia de adotar os novos padrões.

“Os consumidores que se preocupam com seus produtos podem ficar tranquilos, porque o DisplayPort tem retrocompatibilidade e, com o uso de adaptadores, pode efetuar a comunicação com eletrônicos que sejam compatíveis apenas com o VGA ou o DVI”, relata Liam Quinn, chefe de gabinete de tecnologia da Dell Business Client.

A Samsung Eletronics LCD já adotou uma posição previamente e vem incluindo o padrão DisplayPort em seus notebooks desde Março de 2010, segundo Seung-Hwan Moon, vice presidente de engenharia, LCD Business, da Samsung Eletronics.

Autor: Fabio Roberto Machado Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.