11 de nov. de 2010

Android Conquista Mercado

Android é o 2º no mercado de smartphones:

Segundo estudo publicado pela Gartner, o sistema operacional do Google para smartphones, o Android, superou a Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry, e assumiu a segunda colocação no mercado de ferramentas do tipo para os chamados "celulares inteligentes". A venda do Android praticamente dobrou no último trimestre analisado, passando de 10,6 milhões de unidades para 20,5 milhões. Consequentemente, a sua porcentagem no mercado subiu de 17,2% para 25,5%.

O Google tem a seu favor a variedade de aparelhos equipados com seu produto, que vem sendo adotado por diversos fabricantes de celulares. Por exemplo, o aparelho sofisticado da Samsung Galaxy S., que superou o iPhone na preferência entre os japoneses, utiliza o Android. Modelos mais baratos, como um lançado recentemente pela ZTE, também ajudam na guinada do sistema no mercado.

Outro fator responsável pelo progresso do Android é o número de atualizações feitas pelos seus responsáveis, que, a cada nova versão, fornece novos recursos e funcionalidades. O Google avaliou o sistema operacional como a melhor compra já realizada pela companhia norte-americana. O crescimento do produto é exponencial, visto que, no começo de 2009, ele tinha apenas 1,8% de participação no mercado.

A Gartner também divulgou o crescimento de vendas dos celulares comuns e dos smartphones. Em relação aos celulares, o aumento nas vendas foi de 35%, chegando a 417 milhões de unidades só no mês de setembro em todo o mundo. Já o mercado de smartphones apresenta um aumento bem mais perceptível: 96%, ou 80,5 milhões no último trimestre. Nos últimos três meses, um em cada cinco celular era um smartphone.

Entre os cinco primeiros colocados no ranking de participação de mercado dos sistemas operacionais, apenas o iOS, da Apple, também apresentou um crescimento. Sua porcentagem aumentou de 14,2% para 16,7%, correspondente ao aumento de vendas de 8,7 milhões para 13,4 milhões.

Já outros sistemas operacionais de destaque, como o Symbian e o feito pela RIM, viram sua participação no mercado diminuir, apesar de, no caso do primeiro, o número de aparelhos vendidos aumentar. A maioria dos fabricantes de aparelhos perdeu mercado no trimestre pesquisado. Por outro lado, empresas de pequeno porte da Ásia viram suas vendas aumentarem.

fonte: click21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.