15 de nov. de 2010

Faltam Endereços IP na Internet

Escassez de endereços: realidade na internet.
Está circulando há algum tempo na internet alertas sobre a escassez de endereços na web. Esta nova fase está acontecendo devido à falta de endereços disponíveis no protocolo atual de internet.Várias entidades alertaram sobre a necessidade de migrar para a versão 6 do protocolo de Internet. Uns dos “pais” da rede, Vinton Cerf, foi o mais recente a alertar sobre a situação. Cerf, alerta que a mudança para o IPv6 precisa ser levada em consideração imediatamente, pois acredita que a Internet possa entrar em colapso. Especialistas afirmam que o atual sistema de endereços, o IPv4, não conseguirá atender a demanda sobre o crescimento da Internet a partir de 2012, na qual terá atingido mais de 4 milhões de endereços disponíveis.

Com a implantação do novo sistema, a versão 6 do protocolo de Internet, será permitido criar um sistema de endereços praticamente ilimitado. O processo de adesão à norma está lento, comparando ao crescimento de solicitações. "Chegados a esse ponto, a rede ficará instável, por isso é tão necessário começar imediatamente a migração para o novo esquema de endereços. Ou mudamos ou a Internet deixa de crescer e não será ampliável", disse Vinton Cerf, citado pela BBC.

O problema referido quanto a migração de um protocolo a outro é que não são compatíveis, desta forma a preocupação é que irão refletir em alguns serviços da web. "A rede não vai parar de funcionar durante a mudança, mas o acesso pode ficar 'irregular'". Essa instabilidade pode prolongar-se no tempo, sugeriu o especialista, apontando a Google - empresa para a qual trabalha atualmente - como exemplo, ao referir que a gigante das buscas demorou três anos até implementar a sua rede IPv6.

No momento, apenas um por cento do tráfego Internet é enviado através do IPv6. Alguns países, como a China e a República Checa, já registram grandes avanços na utilização da norma, mas outros ainda nem sequer começaram, alerta Vinton Cerf. Ele afirma ainda a grande preocupação com alguns países e avisa que a mudança para o protocolo tem de ser uma prioridade no mundo.

fonte: oficina da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.