28 de nov. de 2010

Entenda o 4G

Por dentro da Tecnologia 4G
Quando se fala em 4G a pergunta vem à nossa mente é: o que é a tecnologia 4G? Bem, 4G é basicamente a extensão da tecnologia 3G, porém com maior largura de banda. Mas até o momento ninguém sabe exatamente a definição real de 4G. Algumas pessoas dizem que a tecnologia 4G é uma tecnologia do futuro que está começando a surgir. A expectativa para a tecnologia 4G é basicamente a alta qualidade na transmissão de áudio/vídeo em tempo real utilizando um IP (Internet Protocol). Se esse objetivo for realmente alcançado será uma grande evolução. O WiMAX ou projeto estrutural móvel será cada vez mais transparente e, portanto, a aceitação de várias arquiteturas para um operador de rede particular serão cada vez mais comuns.

Muitas tecnologias aparecem em diversos “sabores” e possuem muitas marcas diversas que lhes acompanham, mas infelizmente não indicam que elas estão trabalhando separadamente. As tecnologias que se enquadram nas categorias 4G são UMTS, OFDM, SDR, TD-SCDMA, a tecnologia MIMO e WiMAX, dentre outras.

A tecnologia 4G oferece alta taxa de dados, que possibilitará novas tendências e perspectivas para o mercado, bem como para as empresas de telecomunicações. As redes 4G, quando conectadas com smartphones de alta resolução e câmeras digitais com capacidades de alta definição, fará muito comum os chamados Videologs.

Após a implementação bem-sucedida, a tecnologia 4G permitirá uma computação ampla, que conecta simultaneamente a inúmeras redes de alta velocidade, oferecendo transferências de dados imprescindíveis em todas as regiões geográficas. Muitos administradores de rede poderão utilizar a tecnologia, por exemplo, em redes sem fio e de rede de rádio para garantir conexão segura e competente, atribuindo igualmente o tráfego de rede e banda larga.

Algumas das empresas que experimentaram comunicações móveis 4G obtiveram um resultado de 100Mbps para usuários móveis e até 1Gbps em estações fixas. Elas planejam lançar sua rede sem fio até 2011. Porem, outras empresas concorrentes de comunicação móvel trabalham em cima da tecnologia 4G para lançá-la o quanto antes. A Nextel planeja lançar a WiMAX 4G em Portugal. Alguns dos outros países desenvolvidos como o Reino Unido declarou um plano para a venda através de leilão de freqüências móveis 4G há alguns anos atrás. A palavra “mágica” também se refere a tecnologia 4G que serve para multimídia móvel, em qualquer lugar, soluções de mobilidade global, serviços wireless integrados e personalizados.

autor:Amilton Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.