18 de nov. de 2010

Chrome é o Programa Mais Vulnerável

Google Chrome lidera lista dos aplicativos mais vulneráveis:
Lista divulgada pela Bit9 traz o navegador da Google logo à frente do Safari em número de falhas de segurança reportadas.
Foi divulgada a lista da empresa de segurança Bit9 com os doze aplicativos mais vulneráveis de 2010 (Dirty Dozen List 2010), e o Google Chrome tem a liderança. O navegador apresentou 76 falhas de segurança que foram reportadas durante o ano, a frente do Safari, que apresentou 60 falhas e do Microsoft Office, que ficou com 56.

O número representa o total de vulnerabilidades encontradas e reportadas, de acordo com o U.S. National Institute of Standards and Technology’s (NIST), órgão americano que documenta e mantém dados sobre as falhas de segurança encontradas e relatadas em aplicativos. Para criar a lista divulgada, a Bit9 levou em conta as vulnerabilidades mais graves.

Confira a lista completa:

1 - Google Chrome (76)
2 - Apple Safari (60)
3 - Microsoft Office (57)
4 - Adobe Reader e Acrobat (54)
5 - Mozilla Firefox (51)
6 - Sun Java Development Kit (36)
7 - Adobe Shockwave Player (35)
8 - Microsoft Internet Explorer (32)
9 - RealNetworks RealPlayer (14)
10 - Apple WebKit (9)
11 - Adobe Flash Player (8)
12 - Apple QuickTime (6) e Opera (6)

O que isso representa?

Apesar de ser um indicador importante, não é completamente justo afirmar que um programa que figura no topo da lista da Bit9 é uma ameaça à segurança do computador apenas por isso. As posições na lista refletem apenas as falhas reportadas, e não necessariamente o número real.

Outro ponto a se levar em conta é que quando uma vulnerabilidade é encontrada, existe um período até que ela seja reportada. É nessa a janela de tempo que a falha se torna perigosa, pois usuários maliciosos podem tirar proveito disso. A partir do momento em que ela é reportada, os desenvolvedores do aplicativo devem tomar medidas para repará-la.

autor: Ana Cristina Martins Nemes

Desses listados eu já tive muita dor de cabeça com o Java Kit. Volta e meia entra um "bicho" por ele. Terminei removendo a aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.