26 de abr. de 2010

Sistema Operacional Haiku

Você já ouviu falar num sistema operacional chamado HAIKU??
Inspirado no BeOS, o sistema é desenvolvido sob licença Open Source e progride à versão Alpha 2.

haiku
A equipe de desenvolvimento do Haiku, sistema operacional que visa ser um “clone” do finado BeOS construído com tecnologia Open Source, iniciou os preparativos para a “sequência de lançamento” da segunda versão alpha do software. Se tudo correr como planejado, o Haiku R1 Alpha 2 estará disponível para download no dia 10 de maio.

O lançamento da nova versão está sendo coordenado por Ingo Weinhold, que recentemente foi contratado pela Haiku Inc. para trabalhar no projeto. Os desenvolvedores apontam inúmeras melhorias realizadas desde a primeira versão alfa lançada há sete meses, entre elas ganhos significativos de desempenho, suporte a Wi-Fi (ainda preliminar) e melhor compatibilidade do navegador WebPositive com sites populares na internet.

O grande objetivo para a primeira versão do sistema operacional, batizada de Haiku R1, é a compatibilidade binária e de código-fonte com a última versão disponível do BeOS, o BeOS R5, lançada em março de 2000. Ou seja, o sistema será capaz de executar aplicativos BeOS já existentes, e desenvolvedores poderão recompilar seu código-fonte sem problemas.

Quem quiser mais detalhes pode visitar o Site Oficial do sistema.

fonte: Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.