14 de abr. de 2010

Cloud Computing no Brasil

O 'cloud computing' é a tendência do momento na área de tecnologia da informação. E para o vice-presidente administrativo do Gartner e gerente do grupo de tendências emergentes, Daryl Plummer, o Brasil pode se tornar referência neste modelo no futuro.

Segundo o analista, que participou da 9ª Conferência Anual de Tecnologias Empresariais do Gartner, os investimentos em tecnologia, mão de obra barata e o bom momento da economia brasileira, que se recuperou da crise mundial mais rapidamente que a de outros países, despertou o interesse na oferta de serviços em nuvem.

Pouco conhecida entre os usuários domésticos, a expressão pode ser definida como um modelo no qual a computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via internet. Apesar de ainda não ser um conceito totalmente amadurecido, o 'cloud computing' pode ser notado, por exemplo, em pessoas que arquivam fotos e textos no email virtual (Gmail, Hotmail, Yahoo etc), ou mesmo utilizam programas e outros utilitários diretamente da internet.

"O Brasil é muito atraente para este tipo de mercado. Temos verificado um interesse crescente por cloud computing na região. Se você é um provedor de TI, o Brasil é bastante atrativo e poderá vir a se posicionar como um ponto de entrega de recursos computacionais", avalia Plummer.

Entretanto, Plummer alerta para um equívoco comum cometido por algumas empresas. Segundo ele, nem tudo deve estar na 'nuvem', já que o mercado ainda não está pronto para isso. "Teremos modelos híbridos pelos próximos dez anos", finaliza.

fonte: click21 - tecnologia

e aí, será que vinga?

Um comentário:

marco disse...

Não levo muita fé nessa notícia. Tem cheiro de propaganda barata e mentirosa.

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.