30 de out. de 2010

Busca por Voz do Google

Busca por voz do Google é lançada no Brasil:
O Google anunciou, na última quinta-feira (28), que lançará no país os serviços de busca por voz em português e de navegação por GPS para os celulares inteligentes que utilizem o Android, sistema operacional para smartphones da companhia. Os brasileiros serão os primeiros da América Latina a receberem esta tecnologia, que já pode ser encontrada, gratuitamente, no site da companhia.

O recurso de pesquisa de voz é também disponbilizado para iPhones, na loja de aplicativos da Apple, além de outros tablets que utilizem o sistema operacional do Google. O aplicativo converte o som em texto e facilita a busca on-line pelos celulares. Nos Estados Unidos, onde a ferramenta já está disponível há dois meses aos usuários locais, 25% das buscas feitas pelos aparelhos móveis são realizadas por meio dos recursos por voz.

Para utilizar o sistema no smartphone, basta apenas pressionar o botão que ativa a aplicativo de voz para realizar a pesquisa. Após isso, o som é processado e uma página do Google é aberta, mostrando todos os possíveis resultados. Ou seja, o usuário não precisa digitar nada no seu celular.

São mais de 100 mil palavras e expressões cadastradas para o programa. O aplicativo é equipado para reconhecer os diversos sotaques do território brasileiro.

Além da pesquisa de voz, a companhia norte-americana anunciou que também disponibilizará para os celulares brasileiros equipados com a tecnologia Android o sistema de navegação por GPS. Através dele, o usuário recebe rotas e dicas de caminho por áudio. Ele, que segue o Google Maps para localizar os lugares, pode funcionar também pelo comando de voz. A companhia afirma que, no mundo todo, mais de 100 milhões de pessoas acessam o Google Maps pelo telefone.

O programa só pode ser acionado por meio de uma conexão com a internet. Ele apresenta outras funcionalidades, como cronômetro (calculando o tempo total até a chegada ao destino) e um status de como está o trânsito. Por meio do aplicativo, ainda é possível observar imagens de satélite e buscar estabelecimentos ao longo da rota.

Com os lançamentos, a empresa espera firmar o Android, considerado como uma plataforma estratégica da companhia, no mercado brasileiro. A esperança é que os programas mudem a vida dos usuários de smartphones no país.

De acordo com o Google, 1,5 milhão de ativações de aparelhos com seu sistema operacional são feitas toda semana. Ao todo, 96 aparelhos são compatíveis com o Android, lançado há dois anos e presente em 49 países.

fonte: click21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.