13 de out. de 2010

Celular Flexível

Celulares dobráveis são o novo investimento da Nokia:

Pesquisadores do Nokia Research Center da Universidade de Cambridge, no Reino Unido tem a ambiciosa meta de desenvolver celulares flexíveis e dobráveis. Esse tipo de tecnologia pode parecer ficção cientifica saída de filmes e muito distante do nosso dia a dia, mas os estudos dos cientistas da Nokia nos mostram que não.

Os chips de computadores feitos com a tecnologia atual são rígidos e não podem ser dobrados ou moldados, porém o trabalho desses pesquisadores da Nokia implica em criar uma espécie de “pele eletrônica”, ou seja, chips que se moldam a forma de qualquer objeto.

As pesquisas em andamento utilizam uma técnica onde ouro é depositado em uma superfície o que juntamente com outros processos, cria um material eletrônico que pode ser moldado e responde ao toque e a pressão.

A Nokia possui planos para as aplicações dessa tecnologia em celulares usáveis, touchpads que se adaptam à qualquer forma e dispositivos eletrônicos que fariam parte das roupas e até do corpo.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra algumas peças flexíveis que poderão ser moldadas aos futuros equipamentos dobráveis:



fonte: oficina da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.