14 de out. de 2010

Disco de 1 TB

TDK apresenta disco ótico com a capacidade de armazenar até 1TB de informações:
A mídia é capaz de guardar, em apenas uma unidade, o equivalente a 41 Blu-rays normais de 25GB. O equivalente para DVDs é ainda mais impressionante: 218 discos em apenas um.
A TDK apresentou na Ceatec Japão um modelo de disco ótico que promete ser um fôlego extra para quem pensou que este tipo de mídia estava morrendo: um disco de 1TB de tamanho. Esta capacidade gigantesca é o equivalente a 41 Blu-rays de 25 GB, 21 Blu-rays de 50GB e 218 DVDs de 4.7 GB, espaço suficiente para uma boa coleção de filmes ou música.

A nova mídia da TDK possui 16 camadas de 32 GB em cada lado e é como um Blu-ray com grande capacidade de armazenamento, porém um detalhe ainda vai fazer os pesquisadores quebrarem a cabeça: as camadas do disco são 2,5 vezes mais largas do que as de um Blu-ray convencional, o que o impede de rodar normalmente nos reprodutores atuais e é um dos motivos pelo qual ele deve demorar a virar realidade para nós, consumidores finais.

Outro possível problema é encontrar um uso comercial que justifique e viabilize a venda de filmes e música em uma mídia tão grande. Quem sabe seria a solução para a venda de coleções completas de famosos diretores do cinema ou astros da música sem precisar ocupar muito espaço.

autor: Ana Cristina Martins Nemes

Agora sim, não vai faltar espaço pro backup :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.