11 de out. de 2010

Índia Quer um S. O. Próprio

Índia pensa em criar seu próprio sistema operacional para evitar ciberataques:
Após sofrer um dos ataques mais sofisticados da história, o país se protege em Bangalore e Nova Delhi.

Após sofrer um dos maiores ciberataques da história, a Índia está pensando em desenvolver seu próprio sistema operacional de computadores. A ideia é que pragas como a Stuxnet não consigam mais atingir o país.

Dr. V K Saraswat, cientista do Ministério da Defesa da Índia, disse que o Centro de Defesa e Desenvolvimento (DRDO) acaba de criar um centro de desenvolvimento de software em Bangalore e Nova Delhi com o próposito de construir o tal sistema.

Esse "esforço nacional" está sendo liderado pelo DRDO, em parceria com empresas de software, em torno de Bangalore, Hyderabad e Delhi. "Existem muitas lacunas em nossas áreas de software, especialmente por não termos nossos próprios sistemas operacionais", disse Saraswat.

Atualmente, a Índia usa sistemas operacionais desenvolvidos pelo ocidente. "No mundo de hoje temos muitas exigências de segurança. Por isso é essencial termos um sistema operacional próprio", explica.

A DRDO está colocando uma equipe de 50 profissionais desenvolvedores de software nas duas cidades para realizar a tarefa. Porém, o Centro de Defesa e Desenvolvimento ainda aguarda aprovação do governo para começar efetivamente a construção no ano que vem.

fonte: olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.