22 de out. de 2010

Lâmpada Carregada com Energia Solar

Lâmpada de LED é movida a energia solar.

Um dos problemas de regiões onde o abastecimento de energia não é realizado (como em boa parte do estado brasileiro do Amazonas) é que a única forma de ter energia é através do uso de geradores movidos a combustível fóssil, isto gera um aumento significativo na poluição e ainda cria um incômodo barulho que dura toda a noite.

A invenção das lâmpadas de LED trouxe uma rica alternativa para a economia de energia, já que estas lâmpadas economizam muito mais do que as fluorescentes. Com esta idéia na cabeça, o sócio empreendedor Stephen Katsaros colocou painéis solares para alimentar a pequena lâmpada. Na verdade a lâmpada é uma lanterna sem pilhas comuns, mas com uma bateria que garante o uso durante a noite. A Nokero, como é chamada, tem bateria suficiente para iluminar durante duas horas seguidas após a carga de um dia completo de exposição ao sol e a potência da lâmpada é equivalente a uma incandescente de 60 velas.

A lâmpada custa US$ 15,00, o que pode ser um pouco caro para alguns países em desenvolvimento, mas sempre que há compras em grande escala, o preço abaixa proporcionalmente. Mas se pensarmos que o custo desta lâmpada pode ser diluído no que você gastava com diesel ou querosene, por exemplo, ela sai muito em conta!

fonte: techguru

Bela invenção. Só precisam rever esse preço. Está meio proibitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.