18 de out de 2010

Profissões na Internet

Internet gera promissoras profissões:
Já foi o tempo em que as profissões ligadas à Internet eram apenas webdesigner e webmaster. Com o desenvolvimento da rede mundial e a sua nova complexidade, um número crescente de novas profissões tem surgido neste novo cenário e o que é mais importante: precisa-se de pessoas para ocupar as vagas criadas por essas novas profissões.
Saiba por que as profissões voltadas ao mundo digital estão em alta e quais são elas:

- E-COMMERCE

É o mesmo que venda pela internet e o trabalho é similar a montar uma loja física. Primeiro, é preciso encontrar um nicho de produto que tenha demanda no mercado. Depois, montar a estrutura de venda, o estoque de produtos, resolver questões de pagamento e desenvolver a estratégia de comunicação para atrair clientes. Apesar de o mercado de vendas na internet ser marcado por grandes empresas, os pequenos empreendedores também têm vez. Ano passado, o mercado cresceu 30% e este ano a expectativa é de um crescimento ainda maior, de 35%. Existe uma grande disputa por esse tipo de profissional. Para aquele mais qualificado e com experiência existe excelentes oportunidades, pois a demanda é enorme. Um gerente de marketing e-commerce, por exemplo, ganhará mais do que um gerente de marketing comum".

- ANALISTA DE BUZZ

O trabalho consiste em monitorar o que se fala sobre a marca na rede e qualificar as informações em assuntos específicos e públicos distintos. "Esse trabalho é fundamental para que a empresa saiba o que o consumidor está falando sobre ela e, dessa forma, podemos construir um cenário com as forças e fraquezas do mercado", explica a gerente de projeto da E-life, Ingrid Mantovani.

- ANALISTA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO DE REDES SOCIAIS

Este profissional tem a função de estudar todas as mídias sociais (Twitter, Orkut, Facebook, blogs etc), filtrar as informações da rede e transformá-las em uma análise de mercado, ou seja, verificar demandas de produtos, novas tendências de diversas áreas. "Muitas empresas fazem a pesquisa tradicional, mas são pesquisas caríssimas e não tão flexíveis quanto as da internet. Estudar o consumidor é uma maneira estratégica de a empresa saber onde ela pode melhorar e em que aspectos está acertando", observa a gerente de projeto da E-life, Ingrid Mantovani.

- ANALISTA DE RELACIONAMENTO

É quem faz a gestão de relacionamento em nome de uma determinada companhia dentro de uma mídia social. O analista de relacionamento interage diretamente com o consumidor. "Quando a empresa dialoga com seus consumidores ou possíveis consumidores diretamente, a demanda do SAC diminui porque as respostas para as dúvidas já estão na internet. Outra vantagem é que podemos tirar dúvidas apresentando nossa marca. Também é importante conhecer o público que fala com você. Uma pessoa que adora a marca, por exemplo, deve ter essa energia positiva energizada, ou seja, você conversa com ela, interage, agradece e ela vai gostar dessa atenção exclusiva e vai continuar falando bem de você". Conhecer bem a linguagem da rede e dominar as diferentes mídias sociais são alguns pré-requisitos para quem quer ter sucesso na área.

- DESIGN DE INTERFACES

Sabe quando você acessa um site pela primeira vez e não consegue achar nada do que quer? É provável que ele não tenha um bom designer de interface. Este profissional pensa muito além dos aspectos gráficos e da aparência: pensa na experiência do usuário ao navegar pela página. A interface é o que fica entre o usuário e o código por trás do site, aplicativo, ou qualquer outro sistema. Ele determina o padrão de navegação, onde ficam os botões, como o conteúdo será exibido, como funcionará tal ação etc. Tudo isso influencia a experiência do usuário. Se alguém utiliza um site e consegue navegar facilmente, encontrar o que procura de maneira simples e ainda acha bonito, quer dizer que o trabalho do design de interfaces deu certo. Este é um setor aquecido do mundo digital já que são poucos os designers gráficos que se especializam na usabilidade das páginas.

- WEBWRITER

Redige textos jornalísticos e pesquisa informações na internet. Além de escrever bem, precisa conhecer tecnologias específicas desse meio como HTML, CSS e ferramentas de publicação. Ele deve também entender os padrões de comunicação na rede mundial e produzir textos que possam ser facilmente consumidos pelo internauta.

- COPYWRITER

Assim como o webwriter, produz conteúdo para a internet. Só que, em vez de produzir conteúdo jornalístico, esse profissional web deve criar textos que envolvam e convençam os visitantes de um site. O nome vem do termo em inglês sales copy, que se refere a um material escrito especialmente para vender um produto ou serviço.

- BLOGGER PROFISSIONAL

Administra a publicação de conteúdo e a manutenção de um blog. Posta novo material e faz ajustes constantemente. Precisa escrever bem, conhecer a linguagem web e estar familiarizado com ferramentas de publicação de conteúdo com o Wordpress. É necessário conhecer tecnologias relacionadas ao universo blogger.

- ANALISTA DE PALAVRAS-CHAVE

Trabalha principalmente com links patrocinados do Google e de outros sistemas de busca. Seu trabalho é definir as palavras-chave que irão disparar a publicidade e compor o texto do anúncio, que deve passar a mensagem e seduzir o internauta em poucas linhas. Há procura por esse profissional, mas existem poucos experientes.

- CONSULTOR BI

O consultor de business intelligence deve analisar informações e convertê-las em informações para tomadas de decisão. Assim, números frios de bancos de dados e ferramentas de estatística podem ser convertidos em idéias para novos negócios. É importante que esse tipo de profissional tenha vivência em outras áreas empresariais para ter uma visão mais geral.

- ARQUITETO DA INFORMAÇÃO

É quem define como um site será, antes que ele seja criado. O arquiteto da informação é responsável por aspectos do site como organização do conteúdo, navegação e usabilidade. Ele deve trabalhar em uma etapa intermediária entre o levantamento de informações com o cliente e a criação de layouts das páginas.

- ESPECIALISTA EM OTIMIZAÇÃO DE SITES - SEO Expert

Pesquisa, analisa e realiza modificações no site, de forma a melhorar o posicionamento nos sites de busca. Com o aumento do valor do espaço publicitário na web, conseguir um bom posicionamento nos sites de busca orgânica tornou-se cada vez mais importante, e mais difícil em razão da concorrência. Por esse motivo, esse profissional tende a ser cada vez mais valorizado. É encontrado em grandes corporações, empresas de consultoria prestadoras de serviços na Internet e também pode atuar como free-lancer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.