12 de jul. de 2010

Rede Elétrica Sem Fio

Imaginou conectar seu computador à rede elétrica sem fios? Isso já é possível!

rede elétrica sem fios

A transmissão pode ser feita em praticamente qualquer direção e em uma distância de até 70cm.

O cabo de alimentação e a bagunça dos fios, que fazem parte do dia a dia de muitas mesas, podem estar com os dias contados: a WREL pode transmitir energia elétrica pelo ar, sem a necessidade de cabos. Para que isso seja possível, a corrente elétrica é enviada por meio de uma bobina localizada no final da fonte e o campo magnético resultante ressoa em uma freqüência específica. Nessa freqüência, a bobina de recepção WREL pode coletar a energia e entregá-la ao dispositivo.


A Intel demonstrou pela primeira vez a WREL em 2008: o senior fellow e chefe do departamento de tecnologia da Intel, Justin Rattner, demonstrou um lâmpada de 60w iluminada sem qualquer cabo conectado a ela no palco do Intel Developer Forum (IDF). Desde então a Intel também demonstrou como a WREL pode ligar um notebook sem bateria ou fazer com que caixas de som toquem música sem cabos.

No Research@Intel em Mountain View, Califórnia, os pesquisadores da Intel Labs Seattle demonstraram que já podem mover o receptor na "zona mágica" (isto é, 70cm ao redor do transmissor WREL). Um algoritmo especial de rastreamento assegura o nível constante de energia. Além disso, o receptor já não precisa mais estar alinhado paralelamente com o transmissor. Os algoritmos adaptativos para a sintonização automática agora permitem que as bobinas do transmissor e do receptor fiquem a um ângulo de até 70 graus com a eficiência da transmissão permanecendo firme em 70 por cento.

Existe uma ampla gama de potenciais aplicações futuras para a WREL. Por exemplo, os transmissores WREL integrados a mesas poderiam carregar dispositivos móveis como telefones e notebooks automaticamente. O marca-passo cardíaco poderia extrair a energia por meio da WREL, tornando assim o uso de fios subcutâneos obsoleto. Controles remotos, fones de ouvidos bluetooth ou o teclado e o mouse também são dispositivos que se beneficiariam enormemente da energia wireless.

fonte: olhar digital

Bem legal isso. Mas, será que levaremos choque a distância também? :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.