21 de jul. de 2010

Site do Times Perde Visitantes

Jornal The Times perde 66% de seus leitores em um mês:

A ideia de cobrar pelo acesso teve graves consequências em sua audiência – mas poderia ser pior.

Após começar a cobrar por seu conteúdo, a versão online do jornal inglês The Times perdeu cerca de dois terços de sua audiência em 5 semanas, segundo dados fornecidos pelo site do Financial Times.

A decisão de Rupert Murdoch, proprietário do The Times, de cobrar pelo acesso ao seu conteúdo online e do Sunday Times, já fora anunciada há alguns meses, e vai contra o que pensa grande parte da imprensa, que acredita que o retorno financeiro pelas notícias gratuitas deve vir das propagandas.

O site The Inquirer lembra que, apesar de ser uma grande queda na audiência, foi melhor do que o esperado, já que alguns especialistas previram uma baixa de até 90% do tráfego.

Alguns dados fornecidos pela Experian Hitwise, empresa que monitora o tráfego na internet, mostraram que essa brusca queda de audiência ocorreu uma semana após a introdução do sistema de pagamento, em 2 de julho, informa o site do jornal The Guardian.

Especula-se que a perda possa ter sido amenizada pela promoção de £1 (aproximadamente R$ 2,70) pelos primeiros 30 dias de acesso, e há planos de mudar a cobrança de £1 ao dia por £2 pelo acesso por uma semana. Murdoch, porém, conseguiu bons resultados ao cobrar pelo conteúdo do Wall Street Journal online, mas provavelmente porque é um jornal de nicho e seus leitores não se importam de pagar por notícias especializadas de economia.

Resta saber se as visitas de apenas 33% do público original serão suficientes para cobrir as despesas do site e, quem sabe, algum lucro.

fonte: geek

E olha que isso é na Inglaterra. Aqui no Brasil um site desses perderia 95% dos visitantes. Ou mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.