19 de jul. de 2010

Site Pirata ou Real

Internauta não diferencia site pirata do real

A grande maioria dos internautas brasileiros não consegue identificar se um site é ou não seguro. É o que mostra uma pesquisa realizada pela empresa de segurança eletrônica VeriSign com 1.006 usuários de internet em todo País.

O levantamento, feito no último trimestre de 2009, pediu aos entrevistados que identificassem entre duas imagens de um site (veja ao lado) qual deles se tratava de uma fraude. Entre os pesquisados, 73% não perceberam erros ortográficos grosseiros ao navegar pela página, um dos principais indícios de que trata-se de um site falso. Outros 54% não perceberam a falta do símbolo do cadeado na barra de endereço do navegador, um item fundamental na identificação de um site seguro. Já 33% dos internautas pesquisados não perceberam que o endereço da página eletrônica continha números ou um nome muito longo, outro indicativo de fraude.

Segundo o estudo, as pessoas com idade entre 35 e 44 anos têm 21% mais chances de serem vítimas de sites falsos que o grupo entre 18 a 24 anos. "O uso da internet é bastante heterogêneo no País. Como o número de novos internautas aumenta de forma expressiva, na faixa de 15% ao ano, quem começou a usar há menos tempo pode não conhecer as formas de precaução. Portanto, é mais difícil que jovens, que lidam há mais tempo com a rede, sejam vítimas de fraudes", diz Gastão Mattos, do Movimento Internet Segura.

A ameaça geralmente chega via correio eletrônico, na forma de e-mails spams (mensagens não solicitadas enviadas a várias caixas postais virtuais ao mesmo tempo). Entre os atrativos para fisgar o usuário estão as mensagens oferecendo prêmios e sorteios, ou intimidações que solicitam informações confidenciais.

A maioria dos internautas não clica, porém quem entra no link acaba sendo direcionado a um site clone e falso - mas muitas vezes extremamente semelhante ao original -, onde terá seus dados roubados ao tentar efetuar um login (digitando usuário e senhas) ou ao informar dados confidenciais, como números de cartão e senha.

Cuidados:
Ao acessar um site, as informações de segurança nem sempre estarão na página principal. O importante é que apareçam no momento em que se realiza a transação financeira.

No internet banking (página do banco na internet), por exemplo, o cadeado com a chave e o endereço http:// com "s" ( https://), que significa que o site é criptografado (embaralha informações para evitar rastreamento) aparecem só na hora de digitar os dados da conta, em uma página interna do site.

A empresa responsável pela pesquisa mantém em seu site um endereço onde o internauta interessado em saber seu nível de conhecimento sobre segurança na rede pode fazer um teste:
www.verdadeirooufraude.com

fonte: Estadão

Atenção. Antes de qualquer coisa é preciso ter muita atenção. Em 90% dos casos o maior culpado é o usuário desatento e desinformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.