22 de ago. de 2010

Liberado o Celular em Aviões

ANAC libera uso de celular e internet em voos:



Para entrar em vigor, sistema depende ainda da certificação operacional da Anatel.

Um ano após a TAM ter feito o pedido para o uso dos serviços de web e voz durante voos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalmente liberou a autorização. Atualmente, isso só é permitido enquanto a aeronave estiver em solo e com as portas abertas.

A nova regra prevê que os usuários possam usufruir desses serviços com o avião acima de 3 mil km de altitude, abaixo disso, o sistema será automaticamente desligado.

A ANAC aprovou os testes de interferência eletromagnética e simulação de falhas do sistema, mas pediu outros. Além da certificação técnica, a companhia depende ainda da certificação operacional feita pela Anatel.

Informações concedidas pela Tam à redação do Olhar Digital dizem que o sistema, a princípio, só será testado em voos domésticos e o preço será definido de acordo com cada operadora. Até 12 passageiros poderão realizar as ligações simultaneamente, já para internet e envio de SMS não haverá restrições.

A TAM será a primeira companhia das Américas a oferecer o sistema de telefonia a bordo. Nos EUA é proibido falar no celular durante os voos, e o órgão regulador do país (FCC) já anunciou que a proibição será mantida. Alguns países da Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania já permitem isso.

fonte: olhar digital

A medida é bem vinda. Sempre achei estranha essa proibição de celulares (e outros eletrônicos) nos aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.