2 de ago. de 2010

Seven Gasta Menos Energia

Windows 7 gasta menos energia no mesmo computador do que o XP:

Economia pode chegar a 25%, segundo a consultoria que fez as medições; diferenças são maiores se drivers do sistema não forem atualizados.

A MindTeck (mindteck.com), consultoria especializada em sistemas de baixo consumo, publicou como parte de um artigo o resultado da comparação entre o consumo de energia do Windows XP com o do Windows 7. Os resultados indicam que a versão mais recente é mais econômica em todas as configurações testadas, e a diferença de consumo do pode chegar a 25%.

Um fator importante para a pesquisa eram os drivers do processador, que é o elemento de maior consumo dentro de um PC. Por isso, ao usar a configuração de fábrica, o Windows 7 tem uma vantagem ampla – seus drivers já são mais modernos, pois o sistema foi lançado depois. Porém, mesmo após todas as atualizações, o Windows XP ainda consome mais energia.

Outro recente (e polêmico) estudo comparou o consumo entre o Windows 7 e o Ubuntu Linux 10.04 (tinyurl.com/28do2of) em um netbook e também chegou à conclusão de que o Windows 7 consome menos bateria. E pelo mesmo motivo: o driver padrão usado pelo Ubuntu era desatualizado em relação ao que vinha “de fábrica” no Windows. Essa pesquisa gerou protestos porque é possível escolher manualmente drivers melhores para o Ubuntu – mas não é uma operação simples e o usuário precisa adivinhar que ela tem que ser feita, o que espantaria os menos técnicos.

Na comparação entre o Windows 7 e o XP, o site Ars Technica também aponta para o curioso resultado em computadores mais antigos, em que o Windows 7 tem consumo energético ainda menor. O equipamento usado, um Pentium 4, estava no mercado na época do lançamento do XP. Além deste computador, várias configurações diferentes para computadores e até um netbook também foram testados, sempre apontando para economia de energia a favor do sistema operacional mais novo.

fonte: geek

Na falta de assunto pra impulsionar o Seven... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.