22 de ago. de 2010

Micro SSD

Memória de 64GB do tamanho de um selo substitui disco rígido:
ssd
Chip anunciado pela Sandisk tem a mesma interface SATA dos discos rígidos comuns, mas foi criado para ser soldado direto na placa mãe.

A Sandisk divulgou em nota um SSD com capacidade de até 64GB em um chip que mede 16 × 20 milímetros, o que é aproximadamente o tamanho da tecla Alt nos teclados comuns. SSD é sigla para solid state drive, que são substitutos aos “discos rígidos” que guardam arquivos e programas no computador, mas justamente por não ter discos que se movimentam eles são menos frágeis e consomem menos energia.

Este SSD em especial não foi projetado para ser usado em computadores comuns, mas para ser usado pelos fabricantes na construção de tablets, MP3 players e outros dispositivos portáteis. Por isso, a empresa o chama de iSSD – i para “integrated”, explicitando o seu objetivo de ser permanentemente soldado à placa do aparelho. Ainda assim, ele é eletrônicamente compatível com a interface SATA dos discos comuns.

Outras empresas, como a Toshiba, têm SSDs semelhantes em capacidade e velocidade, mas com cerca do dobro do tamanho do anunciado pela SanDisk. A empresa informa que amostras já estão disponíveis e que está aceitando encomendas para produção imediata.

fonte: geek

Quem for mais velho no mundo da informática deve ser lembrar dos discos antigos, enormes e com capacidade de alguns KBs. Ou mesmo dos disquetes de poucos MBs. Ou dos HDs com menos de 1GB. Agora tenho que ver um chip desses com capacidade de 64 GB. É humilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.