5 de mai de 2010

Internet Explorer Segue em Queda

Internet Explorer apresenta queda histórica em sua participação no mercado:
Pela primeira vez desde que a Microsoft lançou o Internet Explorer 4, em 1999, o navegador da empresa americana ficou abaixo de 60% de market share.
IE queda

Os muitos inimigos da Microsoft têm, hoje, o que comemorar: o navegador da empresa tem a mais baixa penetração no mercado desde a versão 4, de 1999. De acordo com análises publicadas pela Net Applications, o IE atingiu 59,8%, o que representa uma queda de 20% em dois anos – e a primeira vez que ele cai abaixo de 60% em onze anos.

Desde a morte do Netscape, no ano 2000, o Internet Explorer goza, na prática, de um monopólio, que só começou a ser ameaçado recentemente. Entre os grandes responsáveis pela queda do navegador está o concorrente Firefox (que, aliás, é um decendente do Netscape), que nos últimos dois anos abocanhou 9%, chegando a 25% de participação. Os números dos demais concorrentes parece pequeno quando comparado à hegemonia do IE, no entanto a perda contínua já começa a preocupar a Microsoft.

Quando analisado os outros nove navegadores, o Safari, da Apple, conseguiu chegar aos singelos 4,72% de participação, enquanto o Chrome do Google foi de 0 a 6,7% em apenas dois anos.

As estatísticas apuradas por outra entidade, a StatCounter, são ainda mais vergonhosas para o IE. Segundo a StatCounter, o navegador da Microsoft cravou 56,57% de participação no mercado, contra 31,29% do Firefox, seguido pelos 5,35% do Chrome, 3,63% do Safari e 2,25% do Opera. Os números reúnem todas as versões de cada navegador.

Além da “fome” do Firefox, outro fator que causa a queda da participação do IE são os motores dos navegadores. O Trident, usado pelo IE, não suporta os mais recentes padrões da Web e sua renderização é muito inferior ao dos demais concorrentes.

Para virar o jogo a Microsoft promete para a nova versão do seu navegador suporte completo para as principais características do HTML5, fazendo assim, com que volte a ganhar adeptos.
Fonte: Geek

Não acho que essa queda vá parar. Quem larga a porcaria do IE não volta mais. Aqui, Opera 10.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.