23 de mai. de 2010

Personalizando Pastas do Windows

Precisa ver pastas ocultas ou a extensão de algum arquivo?? Isso é muito fácil.

Vou começar a postagem avisando que esse texto é para auxiliar os milhares de novatos no mundo da informática que acabaram de comprar um PC e ainda não sabem mexer em nada no "bicho". Se você já tem alguma experiência no assunto, pule pra outro post. A idéia dessas dicas que vou ensinar é personalizar um pouco as pastas do Windows.
A primeira coisa útil, caso você sinta essa necessidade, é revelar as pastas escondidas do sistema. Assim como exibir a extensão de arquivos conhecidos. O Windows oculta isso para evitar que os leigos façam uma baita **gada no computador. Mas pode chegar o dia em que você precise ver certa pasta ou renomear uma extensão.
O caminho é parecido nos dois casos. Vá em no menu e selecione Organizar. Depois selecione Ver/Exibir (meu sistema é espanhol, não estranhem que eu me atrapalhe com certas palavras). Nessa janela você tem várias opções de seleção - em configurações avançadas.
Marque:
- Exibir pastas e arquivos ocultos
Desmarque:
- Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional.
- Ocultar extensões de arquivos conhecidos.
Agora clique em aplicar.

Ainda existem outras opções que você pode marcar ou desmarcar segundo suas preferências. Mas lembre de fazer isso com um mínimo de noção para evitar erros graves.

Agora vamos voltar a aba Geral das opções de pastas. Lá você também pode marcar para abrir um arquivo ou pasta com um único clique. Desta forma ele poderá ser selecionado apenas com o cursor sobre ele. Faça o teste e veja se gosta desse esquema. Eu usei por um bom tempo e acho que só funciona bem se o mouse for nota 10 :)

Lembro ainda que existe uma outra categoria de pastas ocultas do sistema. Mas essas pastas não há necessidade de revelar agora. Especialmente para leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.