23 de mai. de 2010

Pastas Personalizadas no Windows

Essa postagem também é indicada para os iniciantes. Muitos instalam programas e widgets para personalizar o pc, as pastas ou a área de trabalho. Ok, alguns funcionam bem. Mas certas coisas você pode fazer sozinho.
Imagine que você já usa o PC com certa frequência e tem um monte de pastas para dividir os assuntos, os arquivos... Logo terá dificuldades em acessar as pastas mais frequentes no meio de todo emaranhado. Vamos mudar isso um pouco. A primeira coisa é criar um ícone para diferenciar a pasta. O Windows já conta com alguns ícones instalados. Você também pode baixar alguns da WEB. Ou, meu caso, pode criar seu próprios ícones. Eu indico o programa IcoFX para quem quer fazer um ícone simples e sem grandes exigências. A medida do ícone deve seguir o formato padrão: 16x16, 32x32 ou 64x64. Os meus eu faço em 32 px.
Já fez ou baixou seu ícone? Agora clique com o botão direito na pasta que deseja personalizar e vá em Propriedades. Agora escolha Personalizar. E lá selecione Alterar Ícone. Agora selecione o ícone que você fez ou baixou. Mande aplicar. Pronto!
alterar ícones
personalizando pastas

Agora você pode querer um atalho dessa pasta no seu desktop, para acesso rápido. Volte ao menu de contexto (botão direito na pasta) e marque Enviar para área de trabalho ou criar atalho.
E, caso não tenha um programa de personalização do desktop, pode usar o velho mouse para jogar os ícones de alguns programas ou pastas num canto separado da tela. Vejam alguns que passei pro lado direito nessa captura:
organizando atalhos

O método é o velho arrastar/soltar. Acho que vocês conhecem essa "ferramenta" :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.