16 de jun de 2010

Firefox 4 Chegando

Novo Firefox 4 vem aí:

firefox
Versão aposta em novo codec de vídeo criado pelo Google, que também prepara nova versão do Chrome.

Existem várias etapas de desenvolvimento de um software, a mais conhecida é a fase Beta, em que o programa é muitas vezes levado a público, justamente para que os desenvolvedores possam coletar as impressões dos usuários finais. A Fundação Mozilla liberou no começo da semana uma nova versão Alfa (anterior ao estágio Beta) do novo Firefox. A nova versão do segundo navegador mais popular do mundo ainda não tem data definida para chegar ao mercado, mas já dá para ter ideias dos desafios que estão sendo enfrentados pelos criadores.

O principal deles tem a ver com vídeo. Atualmente, a maior parte dos sites exibe seus vídeos usando a tecnologia da Adobe: o Flash. Porém, existe uma grande pressão desencadeada por Steve Jobs para que esse vídeos passem a ser exibidos por meio de uma nova linguagem, chamada HTML 5. Essa ideia recebeu apoio de praticamente todo o ecossistema de tecnologia e, recentemente, o Google lançou um codec de vídeo pronto para ser usado na nova linguagem. O novo codec se chama WebM VP8, é gratuito, e já está presente nessa nova versão do Firefox. O fato de ser gratuito é um dos principais argumentos em favor da adoção do codec do Google. O outro codec que se apresentou como alternativa ao Flash é o H.264 (que é o preferido da Apple). O problema é que o H.264 tem várias patentes envolvidas e ninguém sabe ao certo quais os custos envolvidos na sua adoção.

fonte: olhar digital

Os fãs da Raposa de Fogo agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.