22 de jun. de 2010

Robô Craque na Sinuca

Equipe americana cria robô que joga bilhar:



A Willow Garage, empresa norte-americana criada da união de estudantes de diversas instituições de ensino, desenvolveu um robô que é capaz de jogar sinuca utilizando recursos mais "humanos".

Ao invés de câmeras de alta resolução com realidade aumentada, o andróide PR2 possui inteligência artificial que permite que ele identifique as cores das bolas, as posições de cada caçapa e os pontos que demarcam a mesa, da mesma forma que um jogador humano.

Uma biblioteca especial de bilhar, que mostra matematicamente as melhores jogadas, foi adicionada à programação do robô, permitindo precisão e boas tacadas. O PR2 demonstrou uma habilidade acima de qualquer expectativa da equipe.

Ao longo das semanas de desenvolvimento do software do "jogador", a Poolshark encontrou problemas técnicos enormes, como desafios de engenharia, criação de suporte especial para segurar o taco de forma correta, programação do detector da bola, efeitos visuais e ferramentas de entrada de dados. No entanto o resultado foi fantástico e pode ser conferido pelo link http://bit.ly/9p7ZzQ.

fonte: click21 tecnologia

Que covardia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.