19 de set. de 2010

Avião Solar Pode Virar Realidade

Avião movido a energia solar poderá voar por até cinco anos ininterruptos:
A máquina deverá ficar pronta até 2014 e funcionará como plataforma de estratégia e comunicação para ações militares dos EUA.
avião solar

Imagine um avião capaz de voar por cinco anos usando apenas a energia solar. A máquina de impressionante autonomia está próxima de se tornar realidade. A Boeing Commercial Airplanes (BCA) acaba de assinar um contrato com a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados do Departamento de Defesa dos EUA (DARPA, na sigla em inglês), para desenvolver o veículo aéreo não tripulado (VANT) SolarEagle.

A aeronave faz parte do programa Vulture II da Boeing Phantom Works, que prevê o desenvolvimento de uma máquina de grandes dimensões capaz de possibilitar a instalação de vários paineis solares. Sendo assim, o SolarEagle terá uma envergadura de 400 pés, ou aproximadamente 121,92 metros, e motores elétricos movidos a hélice que otimizarão o uso da energia solar acumulada em suas células de combústivel.

O SolarEagle deverá ficar pronto até 2014 e funcionará como plataforma de comunicação, inteligência, vigilância e reconhecimento em altitudes superiores a 18,3 mil metros.

O contrato entre a empresa e o governo dos EUA para o desenvolvimento da aeronave foi avaliado em US$ 89 milhões.

fonte: olhar digital

Isso sim é uma notícia relevante. Se viabilizarem aviões que funcionem com energia solar será uma "revolução".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.