9 de set. de 2010

Processador Mais Rápido do Mundo

IBM anuncia o processador mais potente do mercado:
Com 5,2 GHz e um potencial inédito, o novo processador da IBM prepara os computadores para o futuro.

processador ibm
Nos Estados Unidos, no início do mês de setembro, a IBM anunciou diversos detalhes de seu novo chip de computador, que promete ser o processador mais rápido do mundo.

A quebra de recordes de velocidade é extremamente importante para o gerenciamento de bancos de dados enormes, como ocorre frequentemente em bancos e grandes lojas. Hoje, com tudo cada vez mais conectado, a quantidade de dados aumenta exponencialmente e requer capacidades maiores.

A IBM coloca como exemplo para justificar seu novo produto um estudo da Berg Insight, que aponta que os usuários de "mobile banking" (banco online em dispositivos portáteis) deve aumentar de 55 milhões (registrado em 2009) para 894 milhões de usuários em 2015. Com isso, torna-se necessário preparar-se para o futuro com um sistema de processamento capaz de aguentar todo esse tráfego.

Com isso tudo em mente, um investimento de 1,5 bilhões de dólares pelo centro de pesquisa e desenvolvimento da IBM e zEnterprise resultou no novíssimo processador z196.

Conheça o processador mais rápido do mundo

Com quatro núcleos e 1,4 bilhões de transístores em uma superfície de 512mm², o z196 apresenta, pela primeira vez, o clock de 5,2 GHz — o i7 da Intel conta com 3,06 GHz. Ele faz uso da tecnologia com DRAM incorporado (eDRAM), capaz de realizar caches pesados nos mesmos chips como um microprocessador de altíssima velocidade, o que resulta em um desempenho muito melhor.

O núcleo conta com 96 poderosos microprocessadores, capazes de executar mais de 50 bilhões de instruções por segundo. Sua performance foi preparada para lidar com grande quantidade de dados. Mesmo com um sistema com 60% mais capacidade do que seu predecessor, o System z10, o z196 mantém o mesmo consumo de eletricidade.

Avanços no design e uma tecnologia de 45 nanômetros em silicone permitiram uma conversão e distribuição melhor da energia, com sensores que controlam a temperatura e fazem ajustes de acordo com o ambiente, a temperatura e a umidade no ar. Sem um custo estimado, a venda do novo produto está prevista para o dia 10 de setembro.

autor: Eduardo Karasinski

Olha, o "trem" é rápido mesmo. Haja potência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.