12 de set. de 2010

Mentiras na Internet

Metade dos brasileiros mentem sobre si mesmos na internet:

redes sociais

Pesquisa realizada este ano em 14 países, entre eles o Brasil, revela algumas características do comportamento das pessoas na internet.

Segundo pesquisa realizada em fevereiro 56% dos brasileiros admitem mentir sobre dados pessoais na internet. O número é levemente superior ao mundial, de 45%, e inclui os que já usaram identidades falsas na internet – 41% das internautas, contra 33% da média mundial.

Os dados constam no Relatório de Crimes Cibernéticos NORTON , feito sob encomenda da Symantec. A pesquisa da vendedora do antivírus Norton ainda estima o custo para reparar os danos causados por um “crime cybernético” no Brasil: R$2537,00, muito superior à média mundial, de R$573. O relatório não detalha, porém, como esta quantia é gasta durante a reparação – se é só o prejuízo do crime ou se inclui também outros custos, como os envolvidos na troca de documentos e despesas advocatícias. No jargão da pesquisa, um “crime cybernético” pode ser um roubo de identidade ou o uso da senha para realizar o desvio de dinheiro da conta.

Quatro em cada cinco pessoas acreditam na impunidade dos criminosos online, e surpreendentemente este número não é maior no Brasil do que no resto do mundo. Ou seja, tanto aqui quando lá fora, quase ninguém crê que um criminoso virtual vá pagar por crimes. E assim como nos crimes mais tradicionais, as vítimas também se sentem culpadas, com cerca de 3/4 dos entrevistados declarando esta sensação.

Voltando aos dados de comportamento garimpados na pesquisa, vemos mais uma curiosidade dos brasileiros: apesar de “escondermos” mais a identidade, os brasileiros também se arrependem mais das coisas que fazem na internet. 28% dos tupiniquins, 6 pontos percentuais a mais que o resto do mundo, afirmam ter arrependimento de algum ato realizado online, como o download ilegal de música ou as mentiras relatadas anteriormente. Talvez seja justamente por isso que os brasileiros se escondam mais...

autor: Aylons Hazzud

Na notícia anterior falamos sobre os narcisitas nas redes sociais; acham que eles iriam ser honestos na internet?? Meio óbvio que não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.