15 de set. de 2010

Fibra Ótica Mais Potente

Cientistas anunciam sistema que aumenta o potencial da fibra ótica:
A velocidade na troca de dados deve ser expandida com o novo sistema dos pesquisadores europeus.

banda larga
Uma equipe de pesquisadores da University of Southampton, liderada por Periklis Petropoulos e financiada pela União Europeia, desenvolveu uma nova forma de trocar dados por meio de cabos de fibra ótica. A expectativa dos cientistas é que o novo sistema consiga tramitar pacotes de bits com menos ruídos, fato que reduziria a perda de informações durante esse processo e aumentaria o volume de dados transferidos.

Em entrevista para o canal de tecnologia da BBC, o grupo de pesquisadores explicou que a nova tecnologia consiste na redução da interferência de outros sinais ou amplificadores durante o envio dos conglomerados de bits codificados e sequencias, como feixes de luz canalizados para os cabos. Atualmente, segundo os cientistas, alguns aparelhos eletrônicos conseguem contornar tal problema, entretanto, acabam perdendo potencial de transferência de dados.

A utilização do que há de mais moderno nas fibras óticas e lasers, possibilita que o sistema inovador “limpe” um sinal distorcido, reproduza-o com maior qualidade e usufrua de toda a capacidade dos cabos de fibra ótica.

De acordo com a matéria publicada pela BBC, a largura de banda de conexão com a internet pode ser aprimorada a partir desta invenção. Serviços de streaming, como o YouTube e o iPlayer, seriam algumas das tecnologias beneficiadas por tal sistema de troca de dados. As redes atuais são totalmente compatíveis com o modelo apresentado, segundo as palavras dos desenvolvedores.

Vale salientar que esta tecnologia ainda está em fase de experimentos, ou seja, não tem previsão para ser implementada nas redes comerciais.

autor: Fernando Daquino

Já falei antes: a gente acha que o limite de processamento, de HD, de memória e etc... está alcançado e... Lá vem novidade com novas barreiras sendo quebradas. Felizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.