23 de set. de 2010

Tratado Global da Internet

Europa propõe tratado global de internet:


Os internautas poderão contar com um tratado global na internet, se confirmada a proposta que o Conselho da Europa apresentou na semana passada durante o Internet Governnce Forum, ocorrido na Lituânia.

O acordo prevê modelos e padrões abertos para a web, além de garantir neutralidade e proteção em relação a intervenções governamentais – como o que ocorre na China. Dentre os 12 “princípios de administração da internet” propostos, estão um compromisso entre os países de sustentar a infraestrutura da internet, de acordo com o The Telegraph.

O jornal faz uma comparação entre a proposta do Conselho e o Tratado do Espaço, de 1967, que prevê benefícios ao mundo todo no caso da exploração espacial, garantindo “acesso livre a todas as áreas de corpos celestiais”. Quarenta e sete Estados-membros compõem o Conselho da Europa, que também é responsável pela legislação de direitos humanos naquele continente.

Outro ponto destacado no possível acordo é a cooperação multilateral para identificar qualquer vulnerabilidade de segurança, a fim de proteger a internet de cibercriminosos. Além disso, também se espera que a liberdade de expressão seja garantida e os princípios de neutralidade sejam mantidos.

fonte: folha.com

Se for pra beneficiar mesmo os internautas, é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão ou opinião. Mas não toleramos ofensas, abusos ou spam. Todos os comentários são de inteira responsabilidade do autor. Obrigado.